A Fundação Santos Dumont foi criada em 05 de outubro de 1956. É uma instituição cultural de direito privado, sem fins lucrativos e fiscalizada pelo Ministério Público.
Colaborou e apoiou o desenvolvimento da aeronáutica contribuindo com a criação da aviação civil.
Evocando Santos Dumont que afirmou que inventar é transcender, em 16 de outubro de 1960 inaugurou o Museu de Aeronáutica, na época pioneiro e o maior da América Latina, no gênero. Com concepção espacial inspirada em um disco voador, a edificação original (hoje Oca), foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e o cálculo estrutural é de José Carlos Figueiredo Ferraz.
​
O Museu foi idealizado pelo Comte. Amadeu da Silveira Saraiva. Entre os fundadores, a Fundação contou com a participação de Francisco Matarazzo Sobrinho, o Ciccillo e Assis Chateaubriand. Ao longo de três décadas funcionou no Parque do Ibirapuera.
Utilidade Pública
Foi decretada de Utilidade Pública Estadual em 14 de novembro de 1969 e Municipal em 16 de agosto de 1978.
Objetivos
A Fundação Santos Dumont é detentora de um dos mais importantes acervos da história da aviação brasileira e atua no resgate da memória aeronáutica através dos exemplos de idealismo, dedicação, perseverança, coragem e desprendimento, que são fortes marcas de Alberto Santos Dumont e de tantos outros importantes nomes da nossa história.
A Fundação trabalha para entregar ao público novamente um museu que seja um espaço cultural condizente com sua importância histórica, adequado à interatividade, ao avanço tecnológico e dinâmico contemporâneo dos grandes museus.
​
